terça-feira, 3 de abril de 2012

                Onde há ciência, há tecnologia!

     Nos dias atuais as tecnologias são geradas apartir de conhecimentos científicos pré existentes adquiridos ao longo dos anos, e como estamos em um tempo onde a busca por novos conhecimentos está em vigor, temos que pensar na evolução cieníifica e tecnologica não só como satisfação própria e intelectual mas sim como insumo central para aprimoramento evolutivo da economia e sociedade do mundo em que vivemos.

    A ciência surguio apartir da curiosidade do homem pois esse questionava sobre tudo que o rodeava com observaçoẽs , hipoteses, experiências e téorias, queria desvendar a natureza desenvolver mecanismos, criar métodos etc; tudo com objetivo de trazer-lhe conforto e comodidade. Foi apartir de então que surguio a tecnologia para suprir suas necessidades e fazer com que esse podesse ter a capacidade de desenvolver, criar  e aperfeiçoar diversas ferramentas. Na realidade ao longo da historia da humanidade, a ciência e tecnologia durante muito tempo percorreram caminhos distintos até então tornarem inseparaveis no fator central do processo.





    Com a evolução tecnologica a humanidade passou por um longo processo de adaptação mas percebeu que esse fator era e ainda é de suma importância pois foi através de grandes descobertas e conquistas evolutivas que o ser humano tornou-se cada vez mais inteligente e adaptado ao meio em que vive, algumas das descobertas mais significativas está relacionada a aréa da saúde pois essa implica em fatores relevantes a vida da humanidade.

Na aréa da medicina foram criados equipamentos muito sofisticados capazes de ajudar não só nas cirurgias mais na recuperação e saúde do paciente, que vinheram a ser desenvolvidos melhorando nossa qualidade de vida e diminuindo as mortes precoces. Tudo graças ao aperfeiçoamento da tecnologia!

 

    Esse avanço revolucionário no ramo da ciência e tecnologia trouxe a nossa realidade muitos beneficios, como já sabemos os vários ramos que a tecnologia engloba, seja na aréa de saúde, comunição, ciência...etc, mais traz consigo uma serié de malefícios também , como a poluição do meio ambiente que vem crescendo de forma absurda, pois muitos dos aparelhos eletrônicos criados hoje em dia tem duração de menos de um ano ou pouco mais que isso, outra causa é a própria revolução tecnologica que faz com que os consumidores acabem adquirindo equipamentos novos e mais modernos acarretando em toneladas de lixo eletrônico despejados no meio ambiente anualmente, ou seja, quanto mais a tecnologia aumentar mais lixo eletrônicos teremos.


E para onde vai tudo isso?


     Infelizmante a maioria dele lixo vai para o meio ambiente poluindo ainda mais com suas substâncias altamente perigosas para o ser humano, como o chumbo, zinco, mercúrio etc, além do plástico que demora milhares de anos para se decompor na naturaza e é uma das matérias prima desses aparelhos. A menoria desse lixo é utilizado como produto reciclavél de algumas empresas para fabricação de diversos assésorios ou mesmo para contruir novos eletrônicos.

    Para mudar essa realidade temos que nos concientizar que depende exclusivamente não só das empresas que fabricam os produtos mais também de nós consumidores que comtribuimos para o crescimento do mercado e da tecnologia de massa.




     Mas isso não quer dizer que devemos parar no tempo e não aprimorar nossos conhecimentos cientificos e tecnologicos, pelo contrario, continuar com a evolução da tecnologia e da ciência é uma necessidade de nos seres humanos, pois elas estão presentes em nossas vidas e seria qualse impossivel conseguir nos imaginar hoje sem a presença de ambas. Temos inteligência suficiente para descobrir formas de inovar sem poluir e assim como nossos antepassados nos quetionarmos sobre aquilo que nos rodeia, desenvolvendo ,criando e aperfeiçoando nossos conhecimentos para continuar prosseguindo com A EVOLUÇÃO cientifica e tecnologica que jamais pode parar.





publicado por: Danny lima




Nenhum comentário:

Postar um comentário